Glaucoma tem cura? Conheça os sintomas e tratamentos
![](https://static.wixstatic.com/media/a44544_60e79ca483fc48d38139dad16dec68e1~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a44544_60e79ca483fc48d38139dad16dec68e1~mv2.jpg)
Muito se ouve falar sobre o glaucoma, mas você saber exatamente o que é? Principal causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma afetará cerca de 80 milhões de pessoas em 2020, segundo projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dado alarmante, que tem profunda relação com o envelhecimento da população, já que é uma das 10 doenças oculares mais comuns em idosos.
Um questionamento muito comum é se o glaucoma tem cura. Porém, é preciso entender um pouco mais sobre a doença para responder a essa pergunta. Uma coisa eu posso adiantar: por ser uma doença muitas vezes silenciosa no início, a única forma de evitar é seguindo rigorosamente a rotina de consultas ao oftalmologista, que deve ser a cada seis meses ou um ano.
O que é e quais são os tipos de glaucoma?
O glaucoma é uma lesão no nervo óptico causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. Essa pressão é comprometida quando há alguma irregularidade na relação entre produção e drenagem do humor aquoso, que é produzido atrás da íris, parte colorida do olho, e liberado na extremidade do olho, em uma área chamada trabeculado.
Existem alguns tipos de glaucoma. O mais comum é o glaucoma crônico, que acontece de forma progressiva e lenta ao longo de vários anos.
Já o glaucoma agudo é considerado uma urgência oftalmológica, porque precisa ser revertido o quanto antes. O glaucoma congênito ocorre quando a pessoa já nasce com a doença, enquanto o secundário, que é causado por trauma ou algum tipo de medicação, como o corticoide.
Quais os sintomas e como prevenir?
Muitas pessoas não têm sintomas antes do início do comprometimento da visão. Portanto, a principal prevenção é a consulta de rotina, onde o oftalmologista avalia o aspecto do nervo, a pressão intraocular e se existe algum aspecto que sugere o glaucoma, que é uma doença progressiva e irreversível. O diagnóstico precoce é essencial para evitar a perda da visão.
Glaucoma tem cura? Voltemos à indagação inicial: glaucoma tem cura? O glaucoma crônico não tem cura e deve ser tratado com medicação ao longo de toda a vida. Já os tipos causados por alguma condição específica são tratados com o uso de colírios, laser, medicação e, em último caso, cirurgia.
Dr. Paula Borges Carrijo
Oftalmologista
CRM 53336 | RQE 41855
Kommentarer