Visão do bebê: saiba como acompanhar o desenvolvimento
- Olhar+ Clínica de Olhos
- 30 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

Se você teve filho(a) recentemente, especialmente se for mãe ou pai de primeira viagem, já deve ter se perguntado: será que meu bebê enxerga bem? De fato, é uma dúvida pertinente, considerando que a visão é o sentido que se desenvolve mais intensamente nos primeiros meses de vida. Por isso, é muito importante seguir o calendário de consultas de crianças ao oftalmopediatra até os 7 anos de idade, como já falamos por aqui.
Voltemos aos bebês. É possível acompanhar de perto o desenvolvimento da visão do pequeno desde os primeiros dias de vida. Mas é a partir dos 2 meses que ele reconhece bem a face da mãe e a enxerga a uma distância de até 1,5 metro, além de conseguir fixar o olhar na hora da amamentação.
Somente aos 2 anos de idade é que a criança chega a uma visão próxima a do adulto. Até lá, ela está em formação, mas você pode observar os sinais para avaliar se existe algum problema e se é preciso buscar avaliação de um oftalmologista pediátrico.
Como cada bebê se desenvolve em um ritmo diferente, é possível que alguns desses sinais surjam antes, mas na idade indicada, necessariamente, ele deve apresentar essas reações, sempre corrigindo a idade gestacional em caso de prematuros.
O que os bebês devem fazer, de acordo com a idade:
Recém-nascidos
- Piscar os olhos diante de um flash luminoso
3 meses
- Virar-se para a luz difusa, ou seja, menos intensa
- Fixar e seguir o rosto de perto
- Observar um adulto a uma distância de 75 centímetros
- Fixar e seguir bolas se movimentando
4 meses
- Observar um adulto a uma distância de 1,5 metro
- Focar com precisão em um objeto
5 meses
- Fixar os olhos diante do perigo (por exemplo, um objeto que vai em direção a ele)
- Fixar em um objeto e tentar alcançá-lo
Dr. Rodrigo Fernandes
Oftalmologista
CRM 65641 | RQE 33003
Commentaires